terça-feira, 12 de maio de 2020

Atividades do Departamento do Pré-escolar




Departamento do Pré-Escolar

Dia 16 de outubro: Dia Mundial da alimentação

Uma alimentação saudável faz o corpo funcionar de forma adequada sendo esta uma das melhores formas de prevenção de qualquer doença. Para garantir a qualidade de vida das crianças, tendo em atenção as necessidades de energia e nutrientes é fundamental uma alimentação sem exageros e sem exclusões, rotinas nos horários e nos alimentos ingeridos para fornecer ao corpo proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, vitaminas e outros minerais essenciais na fase de crescimento dos seus ossos, músculos e tecidos.
Reconhecendo esta importância na educação infantil os educadores de infâncias promovem várias dinâmicas e atividades para captar a atenção das crianças e suas famílias para:
- Aumentar do consumo de frutos, hortícolas, cereais e leguminosas;
- Limitar o consumo de açucares;
São múltiplas as dinâmicas implementadas que de acordo com os contextos vão incidindo em atividades que visam sensibilizar para a importância do pequeno-almoço, para o consumo de pão e de frutas nos seus lanches e na ingestão de sopas e de vegetais.
São assim apresentadas algumas propostas de refeições coloridas tais como:

Modivas: Bolo de Couve





Bolo doce de couve
5 folhas de couve
1 chávena de chá de óleo/ azeite
4 ovos
1 e ½ de açúcar
2 chávenas de farinha com fermento
Colocar no liquidificador as folhas de couve (sem talos), os ovos e o azeite, bater bem e reservar.
Num recipiente, misturar a farinha e o açúcar e de seguida adicionar os ingredientes líquidos, misturando suavemente. Transferir para uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno a 180º C durante +/- 30 minutos.



Vila Chã/Facho: Teatro de Fantoches “A Sandra Amora”






                            
                                                      

Conhecer a “nova” roda dos alimentos;
Elaboração da roda dos alimentos através da organização de conjuntos de acordo com as diferentes famílias dos alimentos;
Recorte dos alimentos e colagem nas respetivas “fatias”;
Elaboração de espetadas de frutos cumprindo a seriação de frutos previamente definida;
Identificar, nomear e degustar frutos variados;
Conhecer a história da “Sandra Amora” através de um teatro de fantoches;

Aveleda Sala 2: A Alimentação
                

Exploração dos alimentos saudáveis e Alimentos não saudáveis; Registo individual.

Mosteiró: Horta Biológica


Este Projeto/ atividade permite:
- Favorecer o contacto das crianças com a natureza e as espécies vegetais;
- Conhecer o ciclo de vida do mundo vegetal;
- Fomentar o gosto, o respeito/proteção e interesse pela natureza;
- Valorizar a produção agrícola ecológica e sustentabilidade do planeta;
- Sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável;
- Dar a conhecer a diversidade/variedade alimentar

Vairão: à descoberta dos animais da horta
                                    

Explorar as espécies vegetais e animais existentes na horta;
Identificar os animais existentes quanto à sua morfologia e formas de locomoção;
Identificar caraterísticas dos seres vivos;
Experimentar materiais de uso científico nomeadamente a lupa;
Apropriar-se do processo da metodologia científica;

Fajozes: Teatro de sombras “A Bruxa das Dunas”



                                                     

No dia 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxas/Halloween; A relevância das bruxas e do maravilhoso é motivador de aprendizagens que ajudam as crianças “a crescer”;
Com este tema é possível trabalhar vários aspetos nomeadamente brincar com os cinco sentidos:
  • A visão, com o teatro de sombras – a bruxa das dunas (tema – sensibilização e proteção do ambiente);
  • Audição e olfato – Escutar no quarto das bruxas os sons “embruxados” e experimentar os cheiros dos frascos de poções mágicas com que as bruxas põem no caldeirão.
  • O tato, que foi experimentado caminhando no “caminho da bruxa”;
  • O paladar foi a “surpresa gulosa” que a bruxa tinha no caldeirão

Aveleda Sala 2: o outono
                


Explorar e identificar as cores de outono;
Conhecer uma nova técnica: pintura de
Identificar a figura/fundo;
Identificar a noção grande/pequeno;
Proporcionar contagens;
Observar semelhanças e diferenças entre diferentes tipos de folhas (árvores/plantas);



Sem comentários:

Enviar um comentário