domingo, 1 de dezembro de 2019

Living Peace International - Clube Dar e Receber




O Clube Dar e Receber aderiu no ano passado a este projeto pois acreditamos que a paz começa em cada um de nós, na nossa casa, na nossa comunidade! Já se espalhou no Agrupamento, com resultados visíveis principalmente ao nível do pré-escolar.

O Projeto Living Peace International é um percurso de educação para a PAZ.

Baseia-se no jogo do DADO DA PAZ em cujas faces não existem números, mas sim frases ou palavras que ajudam a construir relacionamentos de paz entre todos.

Objetivos:

-Living Peace tem como objetivo fazer crescer, o máximo possível, o empenho em viver a paz e pela paz nos diversos ambientes de aprendizagem e de vida.

Objetivos específicos:
-Desenvolver uma boa prática pedagógica que possa ser utilizada em diferentes lugares e contextos;
-Desenvolver as competências de cidadania ativa e democrática, através da valorização de uma educação intercultural para a paz;
-Ampliar a consciência dos próprios direitos e deveres;
-Desenvolver o respeito às diferenças e ao diálogo entre as culturas;
-Ampliar a capacidade de trabalhar em grupo, planear e agir juntos;
-Potencializar as habilidades criativas e melhorar a aprendizagem; 
-Melhorar as relações entre educadores e educandos e adquirir comportamentos pró-sociais.

O PROJETO de Educação para Paz, LIVING PEACE, teve origem no Egito, em 2011. Foi um professor,Carlos Palma, uruguaio, vivendo no Meio Oriente há mais de 25 anos o drama das contínuas guerras e conflitos, que se perguntou como poderia dar uma contribuição concreta para uma Cultura de Paz.
Propôs aos seus alunos iniciar o dia, jogando o “Dado da Paz” e ao meio dia, fazer o “Time-out”. Em pouco tempo, o clima daquela turmatransformou-se. As crianças ajudavam-se reciprocamente, com atenção aos mais frágeis. O clima favorável provocou uma melhoria na aprendizagem de todos. Em pouco tempo, a escola toda adotou a prática do “Dado da Paz” e do “Time-out”. Sessenta grandes dados e um forte desejo de mudar o jeito de educar e de dialogar haviam literalmente transformado a escola. Desde então, “Living Peace” tem-se desenvolvido e continua a expandir-se cada vez mais, graças à criatividade de todos aqueles que, aderindo, se tornam protagonistas.
Propomos que imprimas e faças este dado, que adaptamos à nossa escola. Ou então faz o teu próprio dado da paz. Com desenhos, colagens, fotografias, com as tuas palavras…Sê criativo!
Vamos levar o Dado da Paz para casa? Oferece-o se sentires vontade de espalhar a mensagem!
Depois faz o teu diário da paz, registando o que mudou no teu dia-a-dia, por causa do dado e regra de ouro!

REGRA DE OURO
SERIA SUFICIENTE A PEQUENA REGRA PRECIOSA E IMPORTANTE PARA MUDAR O MUNDO: “FAZ AOS OUTROS O QUE GOSTARIAS QUE TE FIZESSEM E NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO GOSTARIAS QUE FIZESSEM CONTIGO”.

E se procurássemos viver esta regra na escola e nos grupos e ambientes que frequentamos? 


Quem quiser conhecer melhor o projeto pesquise em Projeto Living Peace International!
Vamos construir a paz no nosso Agrupamento, nas nossas casas! Faz a diferença!

Sem comentários:

Enviar um comentário